Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Indeciso

 

Algumas vezes as opções são todas boas, a ponto de quem está de fora pensar que não haveria erro independente da decisão tomada, o que daria a impressão de facilitar a escolha, mas ainda assim é possível que alguém se veja tão indeciso que não saiba o que fazer.

Psicologo para tratar indecisao

Acredito que o indeciso sofra tanto por desejar que não haja erros em suas escolhas, como pode sofrer por não se aceitar sendo uma pessoa com dificuldades de escolher entre duas ou mais opções. Neste caso percebo que o sofrimento envolve a auto estima, pois a pessoa pode se considerar portador de incapacidades. Já presenciei casos onde a simples escolha no menu da lanchonete pode levar uma pessoa a perder a paciência consigo mesmo, e algumas vezes até tirar a paciência de quem espera por uma decisão.

O indeciso pode se ver “travado” até mesmo para reduzir as opções, o que teoricamente facilitaria a identificação da escolha final.

Um indeciso pode tanto considerar a escolha difícil por ter muitas opções boas como por não identificar nenhuma opção que o satisfaça.

Percebo que quando a escolha envolve objetos ou lugares pode não haver diferença do que quando envolve pessoas. Parece que a dinâmica na dificuldade em decidir está no processo e não nos elementos envolvidos. O mesmo ocorre com o grau de importância do que se necessita decidir, por exemplo, para alguns não fica mais fácil decidir por uma cor de batom do que decidir por procedimento médico delicado.

Quando o indeciso envolve outras pessoas

O indeciso costuma se sentir mais confortável quando solicita que outras pessoas o ajudem no processo de escolha. Mas cada um escolhe conforme suas referências, seus valores, suas vivencias e pode ficar bem complicado identificar todas estas questões no outro para então sugerir respostas. O que pode acabar acontecendo é o indeciso envolver pessoas que podem impor decisões que não tenham nada a ver com sua realidade. É possível que algumas pessoas se sintam tão bem por serem solicitadas para ajudar este indeciso que não percebam que fazer isto por ele, por mais confortável que pareça, não estaria ajudando em nada.

É comum que os psicólogos recebam pacientes indecisos com a expectativa de estarem contratando alguém que realizará as escolhas por ele, mas normalmente o trabalho do psicólogo envolve a ajuda para que esta pessoa possa realizar as escolhas por si mesmo.

Porque alguns são tão indecisos?

É possível que para alguns a dificuldade em decidir esteja envolvida com a falha na elaboração de valores pessoais, na identificação de sua referencias. É possível que alguns indecisos não tenham recebido incentivos para realizarem suas escolhas quando em formação, talvez alguns pais, por desejarem tanto que seus filhos tenham o melhor, não aceitaram que as crianças escolhessem roupas ou brinquedos por medo do “inadequado”. Para outros é possível que críticas quanto as suas escolhas o fizeram sentir medo de decidir em outras ocasiões. Mas também é possível que outras pessoas não tenham passado por nada disto acima mas por características pessoais sejam indecisos.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Email

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP