Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Escolha da profissão

 

Há quem não passe pelo processo da escolha da profissão. Talvez aqueles para quem os pais determinem o futuro dos filhos, seja por terem uma empresa que já está pronta para ser herdada, ou porque desde cedo preparam seus filhos para seguirem a mesma carreira do pai.

Psicologo para escolha da profissaoPode haver também a total falta de oportunidade de escolha. Talvez haja lugares onde não há opção, todos faram as mesmas profissões por não haver mercado para coisas diferentes.

Num primeiro momento é até possível que alguém diga que estas pessoas que não passaram pelo processo de escolha de profissão sejam felizardos. Da mesma forma que já ouvi alguém dizer que feliz são aqueles para quem os pais escolhem o marido ou esposa (devido a cultura) pois estas pessoas não precisaram passar pelo martírio de encontrar alguém, namorar, dar errado, conhecer outro, namorar novamente, romper novamente, até encontrar a “cara metade”.

Podemos dizer que escolher a profissão seja um tanto parecido com escolher um marido ou uma esposa. Com a diferença de que, hoje em dia, as profissões podem durar mais tempo na vida de uma pessoa do que um casamento.

Nas duas situações temos que estender o olhar para muitas possibilidades, nunca abrangeremos todas, mas tentamos. Avaliamos aquela que talvez nos faça mais feliz. Consideramos o dinheiro versus realização. Vemos aquela que tem a ver com nossa personalidade e que nos fará feliz pelo resto da vida, ou por boa parte dela.

Há quem não escolha e nem tem quem escolha para ele. Simplesmente abraça a primeira oportunidade e pronto.

Diferenciar o que gosta de fazer e o que poderá fazer bem feito é ouro. Uma pessoa pode adorar pintura em tela mas seu desempenho é medíocre. Vale a pena investir nesta carreira? Quem decide isso? Ele mesmo ou as pessoas que pagam suas contas?

A maioria dos pais querem que seus filhos tenham profissões rentáveis. Entendo perfeitamente, afinal de contas eles custearam absolutamente tudo para seu filho e gostariam de vê-lo conseguindo custear a si mesmo, no mínimo no mesmo padrão, pelo resto da vida. Não ganhar dinheiro pode ser sinônimo de fracasso para alguns. Será?

Escolher a profissão aos 18 anos, ou antes disso, pode ser uma verdadeira tortura. O que um garoto (a) desta idade tem como referencia de mundo e de possibilidades para definir o que fazer da vida?

Escolher a profissão requer saber um pouco de si mesmo, pelo menos o suficiente para identificar quais seus valores, suas prioridades, suas habilidades e vocações.

O trabalho do psicólogo na orientação profissional é justamente esse. Ajudar a identificar esta profissão.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP