Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Entrevista de emprego

 

Durante muito tempo trabalhei com recrutamento e seleção, muitas vezes eu, como psicóloga responsável pela contratação, chegava a torcer para que o candidato não fizesse certas coisas. Muitas vezes minha torcida não era suficiente, aquele candidato que tinha tudo para ser admitido acabava cometendo erros e eu não tinha como colocá-lo na empresa. Eu percebia que estava diante de um excelente profissional mas esta visão seria embotada por certos erros e o gerente do setor, que faz a ultima entrevista e decide, poderia não ver este bom candidato por trás das falhas.

Seguem alguns exemplos:

1- Roupas em desacordo com a função que exercerá.

Não adianta muito você prometer na entrevista que no dia que iniciar nesta empresa estará com as vestes adequadas. As pessoas formam uma imagem pelo que estão vendo e podem associar sua capacidade profissional pela imagem. Muitos têm medo de usar sua melhor roupa e depois não conseguirem manter o padrão. Não há o menor problema, usar a melhor roupa pode significar que você dá importância àquele momento e valoriza àquela empresa – mesmo que a empresa forneça uniforme você não perde a oportunidade em mostrar como fica bem quando está bem vestido.

Uma vez um empresário tirou um candidato da fila e o trouxe diretamente à minha sala para que eu o atendesse antes, pois teve uma “impressão de ser um ótimo candidato”. Mas a única diferença deste candidato para os demais era que estava usando roupas sociais - a empresa era muito formal.

Entrevista emprego

2- Chegar atrasado à entrevista.

Essa atitude pode ser a primeira informação que você está dando a seu respeito. Chegar atrasado pode significar que você dificuldade em organizar o tempo, ou em calcular a distancia ou o transito, na pior das hipóteses você pode passar a impressão de não se comprometer com datas e horários marcados.

Também pode ser ão util exagerar e chegar adiantado demais, você só vai deixar a recepcionista constrangida de tanto olhar para você e ainda passará a impressão de ser péssimo em logística. 10 a 15 minutos de antecedência são suficientes.

3- Fazer um currículo tipo “mil e uma utilidades”.

Se você domina várias áreas faça um currículo para cada uma. Pode ser muito estranho contratar um advogado que sabe desenhar maravilhosamente. Pra que?

Coloque no currículo o que for de fato relevante. Se estudou em uma bela escola reconhecida por oferecer excelente base pode mencionar mesmo que tenha freqüentado esta escola apenas no primeiro grau.

Viagens ao exterior também são bem vindas conforme a função exercida ou o tipo de emprego ou empresa– mas acrescente o aprendizado retirado de cada uma, por exemplo: Visão ampliada no se refere ao atendimento ao publico, etc.

Não costuma trazer benefícios colocar fotos pessoais, como por exemplo do cachorro ou dos filhos no currículo – motivos óbvios.

Coloque no currículo tudo o que você domina e sabe fazer, independente de ter freqüentado cursos específicos ou de experiência anterior.

4- Deixar a ansiedade tomar conta de sua voz e postura.

Se preocupar demais com temas irrelevantes como, por exemplo, como vai movimentar as mãos, deve cruzar as pernas ou não, deve colocar a pasta do lado direito ou do lado esquerdo pode atrapalhar. Por mais que tenha mil amigos dando dicas, que parecem mais superstições do que técnicas de comportamento em entrevistas, poderá te deixar com um comportamento mecânico, preocupado e artificial.

Acredite no meio termo, não fique à vontade demais a ponto de colocar os pés na cadeira, nem duro demais a ponto de pedir permissão para sentar. Com o tempo, depois de contratado, você poderá sentir qual é o clima nesta empresa e verá se pode sentar na mesa ou dar tapinhas na cabeça do chefe.

Prepare-se, estude a empresa e vá para entrevista sabendo do que eles precisam e sabendo se você poderá ser um excelente colaborador.

5- Colocar questões pessoais na entrevista.

“Preciso deste emprego porque meu aluguel aumentou”.

“Queria trabalhar aqui porque é perto de casa”.

“Minha esposa está grávida então preciso começar a trabalhar nesta semana”.

Passar a impressão de que a empresa deverá resolver seus problemas pode não ser uma boa ideia.

Considero que pode não ser interessante para empresa contratar quem está entrando para resolver suas questões pessoais, pois dificilmente esta pessoa poderá não ver a empresa como um local onde deve prestar serviço mas como o local que resolverá seus problemas pessoais. Na entrevista de emprego mostre as vantagens que a empresa terá em lhe contratar (e não quais as vantagens que você terá), quais quais colaborações você tem a oferecer.

6- Falar mal da empresa anterior.

É um tanto antipático, por mais que você só tenha verdades a dizer. E sua imagem poderá ser associada a todas as cenas desagradáveis que mencionar.

7- Excesso de modéstia.

Numa entrevista de emprego você está vendendo um produto: seu serviço. Se você não mostrar que este produto tem qualidade como é que o outro vai querer ter você no quadro de funcionários? Não focar o quanto você será útil para empresa, o quanto poderá produzir poderá não convencer a empresa a te contratar. Você está sendo contratado para resolver um grupo de problemas da empresa e deve mostrar do que é capaz.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP