Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Dispareunia

 O diagnóstico de dispareunia de causas psicológicas acontece quando não há qualquer condição médica que justifique, ou seja, não há por exemplo lubrificação vaginal insuficiente; patologia pélvica, como infecções vaginais ou do trato urinário, tecido vaginal com cicatrizes, endometriose ou aderências; atrofia vaginal pós-menopausa; privação temporária de estrógeno durante a lactação; irritação ou infecção do trato urinário, ou condições gastrintestinais, anormalidades genitais, uso de substancias, etc.

Psicologo para tratar dispareunia dor ou desconforto na relação sexualHomens e mulheres

Apesar de ser mais comum no sexo feminino não se trata de um transtorno exclusivo das mulheres, homens também podem apresentar dor genital quando em intercurso sexual.

Nas mulheres diz-se que a dor é superficial quando ocorre durante a penetração e profunda quando ocorre durante as investidas do pênis.

Consequências da dispareunia

O fato de sentir dor ou desconforto pode fazer com que a pessoa passe a evitar novos contatos sexuais provocando assim perturbações nos relacionamentos ou inibindo a possibilidade de novos relacionamentos.

Quando pode ocorrer a dispareunia

Pode ocorrer tanto desde a primeira relação sexual como iniciar-se depois de algum tempo. A dispareunia também pode acontecer em todas as relações sexuais (generalizada) ou em apenas algumas (situacionais).

O que causa a dispareunia

Muitos fatores podem influenciar o momento sexual como por exemplo falta de excitação, trauma sexual anterior, preocupações, não estar com a pessoa por quem realmente sente desejo, não conseguir desenvolver boa intimidade com esta pessoa, etc.

Educação e dispareunia

É possível que educação rigorosa com pouca informação sobre sexo ou informação não baseada na realidade podem infundir medo do sexo ou medo de gravidez e como consequência induzir a dispareunia.

Quantas pessoas sofrem com a dispareunia?

Em pesquisa no site da BBC Brasil encontrei esta informação:

“Um estudo publicado em 2008 na revista Menopause, com base em resultados de um questionário anônimo, concluiu que 40% das mulheres sofrem do distúrbio.

No entanto, outro relatório, publicado no Scandinavian Journal of Public Health, diz que a dispareunia afeta somente 10% das mulheres.

Especialistas, no entanto, dizem que determinar o número real de mulheres que experimentam a dor durante o sexo é difícil porque muitas têm vergonha de procurar ajuda.”

Atuação do psicólogo na dispareunia

A psicoterapia pode ter como objetivo o autoconhecimento, entender seus relacionamentos, seu corpo e aprender a lidar com as situações difíceis. Muitas vezes a dispareunia pode ser reflexo da forma de lidar com as pessoas, dificuldades de comunicação e talvez até de escolha de parceiros que tenha afinidade com seus valores e modo de ser.

Referencias

DSM IV - Manual de Diagnóstico de Estatística da Associação Norte Americana de Psiquiatria

BBC Brasil http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/05/150512_dispareunia_dor_sexo_lgb 

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Tópicos curtos:

Tratamento para dispareunia: a psicoterapia aplicada a dispareunia poderá trabalhar tanto as origens do problema, como por exemplo trabalhar os traumas quando houver este envolvimento, mas também poderá trabalhar comportamentalmente os eventos atuais e futuros.

Como resolver a dispareunia? A ajuda psicológica aplicada a dispareunia poderá trabalhar tanto as origens do problema, como por exemplo trabalhar os traumas quando houver este envolvimento, mas também poderá trabalhar comportamentalmente os eventos atuais e futuros.

Porque ocorre a dispareunia? Traumas, crenças disfuncionais envolvendo a sexualidade, falta de conhecimento da dinâmica sexual, etc. Enfim diversos fatores podem estar envolvidos. Um profissional poderá ajudar na identificação do seu caso especificamente.

Como tratar a dispareunia? a psicoterapia aplicada a dispareunia poderá trabalhar tanto as origens do problema, como por exemplo trabalhar os traumas quando houver este envolvimento, mas também poderá trabalhar comportamentalmente os eventos atuais e futuros.

Dor na relação Tratamento: Dores de origem emocional serão tratadas com psicoterapia. Agende consulta com sexólogo.

Dor na relação O que fazer? Em primeiro lugar procurar um profissional para investigar se em seu caso a causa é organica ou psicológica.

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP