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Depressão - Terapia Cognitiva

O objetivo principal é detectar e alterar atitudes que restringem as atividades sociais, de lazer, profissionais e melhorando assim sua qualidade de vida, contribuindo para que o paciente desenvolva um maior sentimento de autoconfiança e independência para lidar com situações adversas de seu cotidiano, resultando em considerável aumento da auto-estima. 

Psicologo para tratar depressao

Através de pesquisas (Aaron T. Beck – 1961,1963 e Beck - 1976,1979) houve a constatação de que as experiências pessoais nos levam a formar pressupostos sobre nós mesmos e sobre o mundo. Tais pressupostos compõem nosso sistema de crenças que determinam o sentido que damos às ocorrências de nossa vida atual. Formam-se então os chamados pensamentos automáticos, que invadem a mente da pessoa, em geral associados à emoções desagradáveis. Estes pensamentos interferem nas interpretações de experiências atuais, previsões sobre eventos futuros, ou lembranças de fatos passados.

Uma crença é um padrão extremamente estável e persistente que se desenvolve na infância e segue em elaboração durante a vida de uma pessoa. Nós percebemos o mundo através de nossas crenças.

Crenças são cognições importantes em relação a nós mesmos e ao ambiente que aceitamos sem questionamento. Elas se auto preservam e são muito resistentes a mudanças. Uma pessoa, quando criança desenvolve uma crença que a faz perceber-se incompetente, raramente desafia esta crença, mesmo quando adulta. A crença habitualmente não se modifica sem tratamento, mesmo um sucesso “esmagador” na vida de uma pessoa que acredita ser incompetente não é suficiente para rompe-lo. A pessoa está mergulhada no esquema. A crença luta por sua própria sobrevivência e com sucesso habitual. Mesmo que as crenças persistam, uma vez que estejam formadas, nem sempre o indivíduo tem percepção delas.

Habitualmente as crenças atuam de forma sutil, passam desapercebidas, mas quando são acionados por eventos explodem nossos pensamentos e emoções, que são dominados por elas. Nestes momentos é que as pessoas apresentam emoções extremamente negativas e pensamentos disfuncionais que podem apresentar os seguintes quadros:

Depressão - sintomas comuns

Perda de energia ou interesse.

Dificuldade de concentração.

Alterações do apetite e do sono.

Lentificação das atividades.

Sentimento de pesar ou fracasso.

Dificuldade de tomar decisões.

Dificuldade para iniciar tarefas.

Irritabilidade ou impaciência.

Inquietação.

Achar que não vale a pena viver.

Chorar à-toa ou Dificuldade para chorar.

Sensação de que nunca vai melhorar.

Dificuldade de terminar as coisas iniciadas.

Sentimento de pena de si mesmo.

Persistência de pensamentos negativos.

Sentimentos de culpa injustificáveis.

Boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual

Como é a terapia

Esta terapia é um aprendizado a seu próprio respeito, sobre você e o funcionamento de sua mente, e pode proporcionar estratégias para o equilíbrio interno.

Inicialmente, o terapeuta trabalha no sentido de devolver ao paciente a flexibilidade através da análise de suas cognições, a fim de promover mudanças nas emoções e comportamentos.

A readaptação dos pensamentos automáticos e das crenças disfuncionais provoca mudanças positivas nas emoções e no comportamento. Ao longo do processo terapêutico, atua diretamente sobre o sistema de esquemas e crenças do paciente promovendo sua reestruturação. Objetiva não apenas a solução dos problemas imediatos do paciente, mas através da reestruturação cognitiva busca dotá-lo de um novo conjunto de técnicas e estratégias a fim de capacitá-lo, a partir daí, a processar e responder de forma funcional, concorrendo para a realização de suas metas. Há uma relação colaborativa entre o terapeuta cognitivo e o paciente, na qual ambos têm um papel ativo ao longo do processo psicoterápico. A Terapia Cognitiva pode promover correções, readaptando os sentimentos e atitudes.

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Fonte : Terapia Cognitiva da Depressão - Aaron Beck

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