Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Corpo perfeito

Entrevista cedida para o site Vila Mulher do portal Terra

Busca do corpo perfeito e consequências emocionais

Vila Mulher: Existe até mesmo uma "competição" das mulheres nos perfis do Instagram para ver quem consegue ter a gordura corporal mais baixa e conseguir ser magra e definida (o assunto foi abordado pela Revista Veja).

Psicologo tratar busca do corpo perfeitoConstante procura pelo corpo perfeito

Psicóloga: A pessoa que entra em buscas exageradas pela perfeição, seja a perfeição do corpo, da coleção de corujas, da limpeza da casa, pode estar passando por uma fase de fragilidade emocional.

Consideramos exagero quando a pessoa deixa de fazer coisas importantes como ter contato com familiares e amigos, ou provoca prejuízos em sua própria vida para buscar este objetivo compulsivo.

Quando o tema da compulsão é o corpo perfeito podemos pensar na possibilidade desta pessoa acreditar que seu valor como pessoa seria correspondente à sua estética corporal. As pessoas que limitam seu valor a um único item, o corpo perfeito, podem ignorar, ou considerar de menor valor, todas as outras qualidades que um ser humano tem.

Muitas vezes a procura pelo corpo perfeito é a única maneira de perceber controle sobre si mesma. Controlar a gordura pode amenizar uma sensação amarga de que não conseguiria ser dona do seu próprio destino se não focasse em algo tão especifico.

Também considero delicado os casos onde a pessoa já tem um corpo ótimo mas ainda de considera obesa e acaba caindo em transtornos alimentares terríveis.

Há um limite entre o corpo saudável e o exagero

Psicóloga: O limite é percebido no surgimento de prejuízos em qualquer esfera, seja ela pessoal, social, financeiro ou de saúde. Por exemplo, começou a gastar mais do que ganha em atividades para obter o corpo perfeito, percebemos que o limite foi ultrapassado. Deixou de sair com os amigos ou família para ir atrás do corpo perfeito, também pode ter ultrapassado o limite. Adquiriu alguma doença por consumir exageradamente algum alimento que deveria ser saudável, também ultrapassou o limite.

Excessos mais cometidos pelas mulheres que querem emagrecer?

Psicóloga: Podem ser vários, posso citar exemplos que percebo em meus atendimentos: Deixar de comer alimentos saudáveis por medo de engordar e acabar desnutrida ou com deficiência de algum elemento.

Malhar demais até abandonar outras atividades saudáveis.

Malhar até provocar danos a seu próprio organismo.

Fazer dietas malucas a ponto de causar desnutrição e até perda de funções.

Preocupar-se tanto com o corpo e esquecer que o mais importante para ser gostado tanto por outras pessoas como por si mesmo é o quanto nos realizamos como pessoas considerando a qualidade dos relacionamentos.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Dicas para se manter bonita e saudável

Psicóloga: Procure ser feliz, equilibrada, talvez fazendo um pouco de tudo, busque pelo entusiasmo por vários aspectos da vida e não focada em uma única meta de vida. Busque não um corpo perfeito mas um corpo saudável que carrega uma “cabeça” saudável e motivada a trabalhar, ter amigos, passatempos, religião (se for o caso), etc.

Perceba que podemos sim atingir exatamente a meta que desenhamos mas muitas vezes o preço pago é caro demais e não justifica o investimento realizado.

Tenhamos metas, mas metas realistas e flexíveis. Caso você perceba que esta decisão não está sendo fácil de ser colocada em prática é possível receber a ajuda de um psicólogo.

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP