Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Chantagem emocional

 

Considera-se chantagem emocional quando uma pessoa usa da sensibilidade do outro com a finalidade de ser bem sucedido em conseguir algo desta pessoa.

Não acredito que o chantagista emocional esteja sempre realizando estas manipulações de forma intencional, vejo que muitas vezes ele acredita que a outra pessoa precisa ser tocada emocionalmente de forma a ser um benefício também para o outro. Sendo isto verdade ou não, pode haver um certo toque de egoísmo nas tentativas de chantagear o outro usando suas emoções.

Quais são os chantagistas mais frequentes?

Não acredito que haja um grupo de pessoas que usam mais deste artifício. Talvez até o mecânico de seu carro, por exemplo, pode usar argumentos emotivos para conseguir mais prazo na entrega do seu veículo. Mas talvez as pessoas com quem temos relacionamentos que envolvem a emoção, ou seja família, tenham mais oportunidade de usar da chantagem, mas não digo que seja o grupo que mais se utiliza.

Psicologo para tratar chantagem emocional

Quais são as principais "armas" que o chantagista usa?

Acredito que a chantagem seria caracterizada pela imposição da ideia que a pessoa estaria fazendo o outro sofrer caso não colabore com ele, e desta forma alguns sentem culpa e outros caem mais para o medo de perder o afeto do outro. Frases do tipo: “eu sempre fiz tudo por você o que custa vir me visitar” deixa implícito que o outro precisa de sua visita e caso a pessoa não vá visita-lo o deixaria triste, pois este percebe que tem um “credito” a ser cobrado por já ter feito algo por ele.

Por que temos dificuldades em dizer não aos manipuladores?

Creio que as emoções podem ter um peso muito maior nas decisões do que bens materiais. Por exemplo, quando adquirimos um cãozinho, o fazemos pela troca emocional que teremos, pois se formos contar apenas as despesas envolvidas seremos desmotivados de tal feito.

Sendo assim, o chantagista emocional ao perceber o que nos comove usa destas “armas” , mais poderosa que pagamento em dinheiro ou bens, para suas conquistas.

Quais os motivos que levam uma pessoa a usar a chantagem emocional?

Talvez devido a algumas características que podem estar presentes neste chantagista, talvez ele considere que precisa usar “armas pesadas” para obter o que deseja, talvez não acredite que se apenas solicitar o que deseja ou tentar acordos sensatos possa não ser tão bem sucedido. Talvez haja um pouco de falta de confiança em si mesmo.

Como se defender das chantagens?

Não há receitas prontas que possam ser aplicadas a todas as pessoas, para alguns pode funcionar ter uma concepção bem definida do quanto deve se deixar envolver emocionalmente nas solicitações alheias, para outros treinar sua assertividade pode funcionar melhor, para outros pode ser que entender o porquê dos chantagistas o sensibilizarem pode ajudar. Enfim, cada um terá sua necessidade.

Quais as características das vítimas dos chantagistas emocionais?

Não creio que haja um perfil de pessoas que possam cair mais facilmente nos desejos de um chantagista emocional. Creio que todas pessoas que não sejam “feitas de ferro” podem se sensibilizar de forma injusta, pois é isto que caracteriza a chantagem e não uma solicitação sensata.

Muitos meios se utilizam da emoção para conseguir algo, por exemplo, já vi propaganda de margarina usando a emoção de uma família feliz para vender seu produto. Seria uma forma de chantagem emocional? Algo estaria nas entrelinhas desta propaganda dizendo “se você não comprar esta margarina não terá uma família feliz”?

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP