Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Ansioso

Preocupações com falta de tempo, com possibilidades de problemas que interrompam seus planos, com possível incapacidade em realizar o planejado costumam ser tema comum na mente do ansioso.

Gosto da visão dos psicólogos Dennis Greenberger e Christine A. Padesky que relacionam nossos problemas à areia que incomoda a ostra de forma que, na busca de alivio, cria uma linda pérola. Ou seja, obstáculos podem surgir, mas quando conseguimos lidar com eles podemos criar algo mais interessante do que seria caso não houvesse surgido o tal obstáculo.

Psicólogo para pessoa ansiosaO ansioso costuma ter uma relação muito difícil com os obstáculos, por exemplo: cada transito que lhe pega de surpresa ao caminho de seus importantes compromissos pode deixa-lo mais preocupado, e ansioso, em situações futuras onde a possibilidade de transito nem é tão grande.

Os pensamentos podem ser tanto o grande aliado como o algoz para a pessoa ansiosa. Por exemplo, uma pessoa que espera receber uma promoção em seu emprego pode piorar tanto a qualidade do tempo de espera como as possibilidades de receber a tal promoção caso seus pensamentos sejam do tipo “nunca receberei uma promoção desta péssima empresa, eles preferem quem os bajula do que quem trabalha bem...”, pois com estes pensamentos ela pode desanimar e parar de atuar de forma produtiva colaborando assim para que não decidam por sua promoção. Mas caso ela consiga manter o foco em tudo o que contribui em uma possível promoção poderá tanto aguardar por este momento com um melhor estado de humor como pode aproveitar a experiência e usar em outras situações similares.

Ansioso e a insônia

É comum que pessoas ansiosas tenham problemas com o sono, pois os mesmos pensamentos que incrementam a ansiedade durante o dia podem atrapalhar o descanso noturno. Um dos pontos que se faz importante tentar controlar a ansiedade seria a melhoria na qualidade de vida pois noites mal dormidas podem trazer vários prejuízos.

Ansioso e seus relacionamentos

É possível que os relacionamentos sejam afetados pela ansiedade pois pode ser mais difícil lidar com a pessoa preocupada e com a mente voltada para os possíveis problemas quando a se deseja buscar fontes de prazer e desenvolvimento pessoal. O ansioso pode não perceber quando alguém lhe deseja o melhor e busca viver de forma mais leve e harmoniosa.

Dificuldade em deixar de ser ansioso

O ansioso pode resistir em mudar por considerar que ser ansioso, ou manter os comportamentos típicos de ansiedade, o ajudam. O simples ato de relaxar pode ser confundido com ser “relaxado” no sentido pejorativo. O ansioso pode se sentir protegido pelos comportamentos gerados pela preocupação, considerando estar mais atento ao que pode dar errado poderia evitar que problemas ocorram e sua vida. Seria isto verdade? Eu considero que quanto mais ansiosa uma pessoa estiver mais dificuldade poderá ter em ver a soluções que podem até estar à sua frente pois os pensamentos voltam-se para os problemas e não para o que pode dar certo.

O ansioso costuma até apresentar “provas” de que há mais probabilidade em ocorrer problemas do que haver tranquilidade. Ele costuma apresentar informações mostradas nos noticiários. Por exemplo é comum que o ansioso sofra em viajar de avião e diz que a toda hora se ouve sobre um acidente aéreo, mas o que ele não percebe é que os noticiários não colocam noticia todos os dias nos quais não há acidente de avião, na verdade acho que seria muita repetição, dia após dia, dizendo a mesma coisa “hoje não houve acidente de avião”.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Possibilidade x probabilidade

Confundir possibilidade com probabilidade pode aumentar ansiedade. Quando pensamos nas situações problemas possíveis podemos ter o infinito à disposição. Tudo pode ser possível, mas será que a probabilidade seria tão intensa quanto as possibilidades? É possível que o avião caia? Sim. Mas é provável? Normalmente não.

Tratamento

O psicólogo pode tratar o ansioso de várias formas, conforme a abordagem do profissional e da necessidade de seu paciente pode haver diversos caminhos para lidar com o problema. O psicólogo pode investigar a origem, ou seja tentar entender se a ansiedade faz parte de características de sua personalidade ou se ocorreram situações nas quais a ansiedade foi sendo incorporada ao seu dia a dia. Pode ajudá-lo a se conhecer, identificar a ansiedade e, em algumas abordagens, ensinar formas de lidar com ela.

Referencia

Dennis Greenberger, Christine A. Padesky – A mente vencendo o humor. Artmed

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP