Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Desobediência infantil

 

Psicologo para tratar desobediencia infantilCriança desobediente

Muitas vezes consideramos desobediente a criança que tem prioridades diferentes das prioridades dos adultos e segue suas vontades com maior frequência do que a vontade ou orientação dos pais. Talvez possa ser interessante avaliar também o quanto as exigências dos pais estão além do potencial de seu filho em entender e cumprir. É possível que, em algumas situações a criança esteja sendo desobediente por ainda não estar pronta para entender o que deveria fazer ou ainda não teria capacidade cognitiva para absorver as solicitações de seus pais.

Sendo assim podemos entender a desobediência como sendo o comportamento contrário as orientações dos pais uma vez que as regras foram entendidas, esta criança estaria na fase de desenvolvimento que a tornaria apta a cumprir tais regras e ainda assim ela não o faz por decisão própria.

A desobediência pode causar muita dor de cabeça nos pais mas não podemos dizer que toda desobediência significa criança com mal comportamento, ou com comportamentos danosos para si mesma.

Vejo pais muito preocupados quando seus filhos não obedecem pois acreditam que para uma criança crescer com ótima educação e “ser alguém na vida” ela precisa, e muito, de obedecer aos pais em todas as situações.

Uma criança que desobedece está quebrando regras, está passando aos pais a informação de que ele pensa por si só e pensa diferente de seus pais. Isso não pode ser considerado como comportamento prejudicial por si só, mas faz parte da função dos pais passar para seus filhos que as regras existem para que a vida funcione de forma mais equilibrada. Também seria função dos pais passar aos filhos a informação de que os adultos tem mais conhecimento do que seria bom para os filhos e que as regras impostas são benéficas para todos e devem ser seguidas mesmo que a criança esteja com muita vontade de fazer outra coisa, por exemplo brincar na hora de almoçar.

A criança pode obedecer de forma saudável ou não

Considero saudável quando ela entender que faz sentido e que são comportamentos positivos estas coisas que o adulto a está orientando a fazer. Não considero saudável quando a criança obedecer passivamente, sem entender o que está fazendo, ou obedecer simplesmente por medo, para não ser punida de forma exageradamente rigorosa. Percebo que a criança tanto mais obedecerá saudavelmente o adulto quanto mais houver afeto e respeito nesta relação.

Para que os filhos obedeçam

Cada família e cada caso poderá ter o formato que se adéqua, mas de forma geral talvez ajude mostrar que vale a pena obedece-los, mostrar que o que os pais solicitam faz sentido e tem finalidade de melhorar os aspectos de vida da criança, como por exemplo a boa alimentação, o bom sono, etc.

Os pais podem ser insistentes sem cair no desespero. As crianças pode não acreditar que aquilo que o pai está pedindo é realmente importante, então a repetição fará com que ela perceba que o pai não mudou de ideia e que o que ele pede é realmente para ser feito.

Considero interessante passar as regras para os filhos com amor. Eles terão a chance de perceber que você não está mandando fazer “coisas chatas” porque os odeia, mas os está ajudando a desenvolver uma boa qualidade de vida.

Crianças desobedientes se tornam adultos desobedientes?

Pode ser. E isso pode ser bom ou ruim. Uma pessoa que só faz o que lhe mandam talvez tenha dificuldade em desenvolver sua criatividade, identificar oportunidades, etc. Mas será prejudicial se esta desobediência for tão intensas a ponto deste adulto (ex-criança desobediente) não aceitar regras de forma alguma como por exemplo as normas de transito, etc.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Como professores devem agir com crianças desobedientes?

Professores são educadores no que se refere às matérias da escola, quando falamos de comportamento, caráter ou personalidade estamos falando da função da familia onde os professores podem colaborar. Portanto os professores podem chamar os pais para que estes conversem com seus filhos. Fora isso os professores podem aplicar as consequências previstas na escola, como por exemplo suspensão, etc.

Filhos de mães solteiras têm maior probabilidade de serem desobedientes?

Não podemos generalizar. Pode ser possível em algumas situações hipotéticas como por exemplo onde a mãe se sinta desconfortável por não ter mais uma pessoa (o pai) para fortalecer as orientações passadas aos filhos, ou talvez esta mãe sinta culpa por este filho não ter oportunidade de convívio diário com o pai, neste caso é possível que compense o que ela acredita que seriam falhas com mais mimo aos seus filhos e quanto mais exageramos em atender tudo o que a criança quer pode diminuir a chance de faze-la obedecer quando precisamos. Mas ainda assim a desobediência seria causada muito mais pelos mimos do que pelo fato de ser mãe solteira.

Filho único é mais desobediente?

Não vejo relação direta, caso os pais tentem compensar suas carência em um único filho, é possível que este filho passe a considerar que não precisa seguir regras. Pais de filhos únicos podem educar seus filhos da mesma forma que pais de múltiplos filhos, talvez o senso comum diga que todo filho único seria mimado mas eu não acredito que seja uma regra.

A criança nasce desobediente?

Cada qual tem sua personalidade que independe do que foi transmitido pela educação. Tem criança que nasce com tendência ser mais introvertida e assim talvez menos propensa a afrontar os pais e outras mais extrovertidas com mais iniciativas para explorar o mundo e poderiam descumprir as regras que atrapalhariam estas descobertas. Mas personalidade nem sempre constitui 100% do comportamento da criança, pois as orientações e o convívio com os pais também modificam a criança a cada dia.

Os pais podem podem tornar seus filhos desobedientes?

São várias as situações nas quais isso pode acontecer: Quando um pai dita uma regra e permite que ela seja quebrada rapidamente. Quando o próprio pai descumpre regras na frente do filho. Quando o pai passa tantas regras que impossibilidade que o filho assimile cada uma. Quando um pai retira a ordem dada pelo outro. Etc.

Adultos que foram crianças desobedientes tendem ser violentos e usar drogas?

O comportamento agressivo (auto ou hetero-agressivo) envolve muitos mais fatores do que apenas a obediência. Não podemos dizer que cada criança desobediente está fadada a ser um delinquente. Mas podemos imaginar que a falta de regras pode trazer uma série de problemas em sua vida e caso ele não controle estes percalços as coisas podem ser mais difíceis.

Tópicos rápidos:

Como lidar com a desobediência infantil? A orientação à pais pode ajudar nas situações onde a situação parece fora de controle.

Desobediência infantil O que fazer? Muitas vezes pode ser mais proveitoso que os pais comparecem a psicoterapia infantil do que a propria criança, pois dúvidas quanto a como lidar com desobediência podem ser esclarecidas conforme o caso de cada criança, sua história e características.

Desobediência infantil Psicologia. Cada família e cada caso poderá ter o formato que se adéqua, mas de forma geral talvez ajude mostrar que vale a pena obedece-los, mostrar que o que os pais solicitam faz sentido e tem finalidade de melhorar os aspectos de vida da criança, como por exemplo a boa alimentação, o bom sono, etc.

Desobediência na educação infantil pode ser difícil para alguns pais e educadores. Mas acreditamos que com o devido conhecimento da estrutura da criança e técnicas de acolhimento pode ser possível contornas as dificuldades.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP