Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Espontaneidade

 

A dificuldade em expressar-se espontaneamente normalmente está relacionada ao medo do que os outros vão pensar a nosso respeito. É o medo da rejeição. Em casos mais intensos pode-se chegar à Fobia Social .

Sentimentos de inferioridade costumam ser os causadores da falta de espontaneidade, pois ao se sentir menor que as demais pessoas não será possível dar-se o direito de "ocupar um lugar no mundo" com suas idéias e atitudes.

Ser espontâneo não significa fazer só o que lhe dá na "telha" sem perceber o quanto pode ser inadequado ou incomodar as outras pessoas. Ser espontâneo significa estar bem consigo mesmo a ponto de não precisar nem da aprovação alheia e nem de se auto monitorar, pois sabe que suas ações são leves e só podem ser boas para si e para o próximo.

Psicologo para tratar espontaneidadeQuais são os principais valores que você tem?

Pensar sobre seus valores pode ajudar a tanto construir sua identidade. Acredito que um autoconceito em fundamentado ajuda na espontaneidade pois facilita para que nossa atuação não seja pontuada momento a momento sobre o que estamos fazendo, se estamos fazendo algo que consideramos adequado ou não. 

Você tem um projeto ou desejo que não seja relacionado nem ao trabalho nem à família? 

As vezes ajuda pensar em nós mesmos, ter projetos que visam nossa satisfação pessoal, algo que nos anome e possamos nos dedicar.

Há algo que você sempre quis fazer mas teve medo de tentar?

Identificar nossos objetivos, identificar o que nos bloqueia pode ajudar a participar de forma espontânea em atividades que tenham a ver com estes objetivos.

Que atividades até hoje lhe deram maior grau de gratificação, auto-estima, sentimento de importância, realização?

Identificar o que nos agrada pode ajudar a repetir ou procurar atividades similares.

Você está sendo fiel a seus próprios valores?

Se não estiver o que poderia fazer para começar a ser? Perceba o que está te impedindo de, por exemplo, defender publicamente uma ideia mesmo que polemica. Ao se calar você pode estar bloqueando sua espontaneidade. Será que você tem medo de ser criticado? Porque seria tão ruim receber criticas? Será que você foi punido severamente através de criticas ao longo de sua vida?

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Você se dá o direito de fazer coisas simplesmente por que adora fazer? 

Tem passatempos? Consegue olhar para o mundo, para o que as outras pessoas estão fazendo e sentir aquele "friozinho na barriga" de vontade de fazer coisas legais? Vai atrás do que te motiva sem se incomodar na possibilidade de realizar a tal coisa forma perfeita? Tem alguma atividade a qual outras pessoas diriam que é ridícula mas ainda assim você não se incomoda e vai em frente?

Que coisas você gostaria de fazer ou realizar?

Pense em tudo sem se deixar limitar pela "realidade". Quer ser piloto de avião? Dançar no meio da rua? Cantar no karaokê? Imagine-se realizando estas coisas. Feche os olhos e divirta-se com sua própria imagem. Agora pense no que poderia fazer para realizar. São dicas que podem incentivar um comportamento espontâneo.

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP