Skip to main content

Blog


Sente Dormência e formigamento no corpo? Entenda os sintomas psicossomáticos!

Apesar de ter suas causas geralmente restritas à dimensão física de nosso corpo as sensações de dormência e formigamento podem se referir a questões psicológicas. Essas sensações ligadas a emoções e outras questões psicológicas são chamadas de sintomas psicossomáticos.

Apesar de ter suas causas geralmente restritas à dimensão física de nosso corpo as sensações de dormência e formigamento podem se referir a questões psicológicas. Essas sensações ligadas a emoções e outras questões psicológicas são chamadas de sintomas psicossomáticos.

 Algumas doenças e disfunções são influenciadas pelas emoções. Sintomas no corpo como dormência e formigamento podem ser indícios de um desequilíbrio emocional.

Dormência e formigamento podem surgir em qualquer região do corpo mas são mais comuns nos membros e suas extremidades, como mãos e dedos.

 

  • Sintomas psicossomáticos
  • O que é uma doença psicossomática?
  • Psicologia e psicossomática
  • Dormência e formigamento no corpo
  • Origens dos sintomas psicossomático

Sintomas psicossomáticos

 

Sintomas psicossomáticos também podem ser conhecidos como somatização ou transtorno somatoforme. Esses sintomas são expressões de conflitos emocionais, internos, com os quais a pessoa lida de maneira menos do que eficiente, às vezes até mesmo ignorando as próprias emoções ou, ainda, tentando controlar sua expressão afetiva comprometendo seu auto-equilíbrio.

Resumidamente podemos dizer que doenças psicossomáticas são desordens emocionais ou psíquicos que afetam o corpo físico.

Os sintomas psicossomáticos em suas formas menos graves são extremamente comuns e a maioria de nós será afetado por eles em algum momento de nossas vidas. Geralmente são leves e passageiros.

Dormência e formigamento no corpo podem ser um sinal de que algo não vai bem internamente. Uma sensação física para algo imaterial, do campo dos afetos que temos dificuldade em identificar ou nomear.

 O que é uma doença psicossomática?

 

Freud formulou que aqueles que sofrem de alguma dor orgânica, perdem o interesse pelas coisas do mundo externo e o investimento libidinal, de energia psíquica, volta-se para o eu.¹

A doença e a dor corporais surgem então como uma metáfora, que marca o corpo da pessoa e a imagem inconsciente desta enquanto lugar de expressão dos conflitos.¹

Um sintoma psicossomático é o sinal de que nossa saúde mental está afetando nossa saúde física.

Embora a condição ocorra geralmente devido a algum fator psíquico, as doenças psicossomáticas se manifestam fisicamente de maneira involuntária, por isso a maioria das pessoas fica confusa e ansiosa por uma explicação para seus sintomas.

 

Psicologia e psicossomática

 

A Psicologia Psicossomática oferece a possibilidade de compreender algumas relações do binômio mente corpo, que podem ajudar determinadas pessoas a se recuperar das condições de sofrimento.²

Assim, a doença psicossomática é vista como um excesso que não pode ser elaborado e que precisa ser descarregado no corpo. Nesse sentido freudiano em que o corpo pode ser via de expressão (adequada e inadequada) dos afetos, o corpo pode expressar os processos psíquicos da pessoa.²

Psicologia e psicossomática convergem por causa do desdobramento da medicina, visto que o desenvolvimento da psicologia se deu pela contribuição de muitos médicos pesquisadores, como Freud e Jung.³

Autores da psicologia contribuíram para a construção de uma visão holística do indivíduo. A teoria psicossomática se torna aplicável aos fenômenos cuja interação mente e corpo pode influenciar mudanças bioquímicas no organismo, para além de quadros histéricos, alérgicos e de outras condições clínicas frequentemente citadas na literatura que dividem o termo diante da falta de evidências médico clínicas observáveis.³

 

Origens dos sintomas psicossomáticos

 

Talvez se possa considerar que o paciente psicossomático é aquele que, ainda na primeira infância, antes de adquirir linguagem verbal, teve experiências tão sofridas e conflitivas, enquanto tentava organizar seu mundo pulsional e constituir seu psiquismo, que ele/ela não pode integrar adequadamente seu psicossoma, liberando sua mente, se ensimesmando.4

Então, devido a futuros conflitos existenciais ocorreriam desintegrações de suas experiências subjetivas entre os campos somático e psíquico, e seu corpo sofreria as pesadas consequências de apresentar fisicamente aquilo que sua mente é incapaz de representar.4

 

Dormência e formigamento no corpo

 

Sensações como dormência e formigamento no corpo podem ser sinal de alguma questão emocional mal resolvida. Problemas em nossa vida que tentamos ignorar ou empurrar “pra baixo do tapete” podem retornar para nos assombrar usando diferente máscaras.

 

Para descobrir se as sensações que você vem sentindo são parte de algo maior procure atendimento especializado para alcançar um diagnóstico exato.

Você pode entrar em contato conosco para uma avaliação e desvendar a natureza desses e outros sintomas que interfiram na sua vida.

 

Marisa de Abreu

Psicóloga

CRP 06/29493

 

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

 

1 MENEZES, Nayara Ruben Calaça; CARVALHO, Gabriela Borges; DA COSTA NETO, Sebastião Benício. Perspectivas em Psicologia. 2018.

 

2 VITORINO, Sueli dos Santos; TARDIVO, Leila Salomão de La Plata Cury. Intervenção psicológica grupal em dor crônica publicadas na Psycinfo em 2018. Vínculo, v. 16, n. 2, p. 160-185, 2019.

 

3 OKUMURA, Iris Miyake; SERBENA, Carlos Augusto; DÓRO, Maribel Pelaez. Adoecimento psicossomático na abordagem analítica: Uma revisão integrativa da literatura. Revista Psicologia-Teoria e Prática, v. 22, n. 2, 2020.

 

4 ÁVILA, Lazslo Antonio. Corpo e mente em questão: em busca da gênese dos sintomas psicossomáticos. Ide, v. 38, n. 61, p. 51-61, 2016.

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.