Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Sente falta de ar a noite? Pode ser ansiedade!

Asma, insuficiência cardíaca e outras doenças respiratórias podem ser estar por trás da falta de ar.

  • Mas como é falta de ar?
  • Falta de ar e ansiedade?
  • Quando sentir falta de ar o que fazer?

Mas como é a falta de ar?

A falta de ar é sentir-se sem fôlego, ou pouco fôlego. Tentar respirar normalmente e sentir que o ar disponível é “curto”, insuficiente. É um sintoma comum a um grande número de doenças, em especial na área da cardiologia e pneumologia.

Após esforço físico ou outras situações temporárias e episódicas com causa conhecida a falta de ar também pode ocorrer. É preciso prestar atenção aos episódios e tentar identificar suas causas.

A dispneia pode ser sinônimo de falta de ar, uma dificuldade em respirar persistente, normalmente com a sensação de respiração incompleta, muitas vezes acompanhada de opressão torácica e mal estar.

Falta de ar e ansiedade?

A falta de ar pode acompanhar um sentimento de apreensão generalizado. Um aperto no peito, engolir em seco, uma sensação de perigo iminente e sem explicação pode explicar a falta de ar.

Chamamos esse estado de expectativa de ansiedade. A ansiedade está ligada ao estresse, um mecanismo físico e psicológico que nos prepara desde ancestrais gerações para fuga ou ataque diante de uma situação de perigo.

A ansiedade é normal, um sentimento corriqueiro que nos ajuda a lidar com situações de estresse. Mas este sentimento pode se tornar nocivo e estar presente em diferentes transtornos mentais, como síndrome do pânico, fobias, hipocondria e somatizações, chegando até ao transtorno de ansiedade generalizada que parecida com o transtorno do pânico pode ter grande impacto negativo da vida da pessoa.

 

Quando sentir falta de ar o que fazer?

 

No momento em que perceber que está sentindo falta de ar é importante tentar manter a calma. Conseguir observar a si mesmo(a) e identificar possíveis causas físicas é importante.

Caso a sensação seja incapacitante é essencial pedir ajuda onde quer que se esteja.

Caso a falta de ar não aparente se relacionar a nenhuma causa física evidente você pode tentar se acalmar desviando seu foco da falta de ar em si e tentar se localizar no espaço.

Pergunte-se onde você está, que roupa está vestindo, que outras sensações corporais bem como emoções você consegue identificar no momento em que sente a falta de ar.

Tais ações são enumeradas em práticas psicoterápicas como a terapia cognitivo comportamental. O objetivo de tais práticas é ajudar a pessoa a diminuir sua ansiedade. 

Durante a psicoterapia essas e outras técnicas são ensinadas e treinadas para que no momento de necessidade seja mais fácil de utilizá-las.

A falta de ar pode ter motivos físicos e psicológicos, sendo que há uma interdependência entre as duas dimensões que deve ser sempre observada. Ela pode ser incapacitante, episódica ou crônica. É importante consultar um(a) especialista para se eliminar possíveis patologias.

Alguém que experimenta falta de ar continuamente e percebe que tal ação está conectada a expectativa que mencionamos mais acima no texto pode estar sofrendo de algum desequilíbrio psicológico e pode precisar de ajuda de um(a) psicólogo(a) para sua solução.

Entre em contato conosco para uma avaliação especializada.

Marisa de Abreu

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Referência:

SERSON, Breno. Transtornos de ansiedade, estresse e depressões: conhecer e tratar. MG Editores, 2016.

 

psi2

Escolha Aqui seu Psicólogo - Quanto Custa a Psicoterapia? - Informações Gerais
Consulta com Psicólogo - Agende Aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP