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Pensamentos negativos na quarentena? saiba como lidar!

Pensamentos negativos podem ser percepções enviesadas de forma pessimista ou pouco racionais a respeito de si, dos outros e do futuro.

Eles são considerados causadores de transtornos emocionais, como sintomas elevados de ansiedade, estresse e depressão, e podem surgir em diversos contextos da vida do indivíduo, incluindo a carreira, relacionamentos interpessoais e no contexto familiar.

Pensamentos negativos geram estados emocionais pessimistas (ex., ansiedade, tristeza e culpa).

Muitas vezes os pensamentos negativos na quarentena podem estar relacionados a uma previsão pessimista do futuro. 

Uma maneira de lidar com esses pensamentos é tentar localizá-los isoladamente (se vierem em bloco, de maneira esmagadora, por exemplo) e determinar a probabilidade de que tais eventos, ou dado cenário se torne realidade. Realizar uma “checagem” da realidade objetiva.

Outra saída para lidar com tais pensamentos durante a quarentena é pensar em diferentes cenários: no pior, o mais provável e o melhor. Extrapolar as situações pode ajudar a diminuir o peso de ideias exageradas e negativas.

Contar a si mesmo(a) uma história com melhores resultados pode ser a fuga dos pensamentos negativos. Vislumbrar desfechos mais felizes ajuda a pensar possibilidades para que eles de fato ocorram. Somos muito melhores em nos colocarmos em uma história do que em lembrarmos de fatos específicos.

Você pode criar uma lista com evidências de que algo realmente ruim relacionado a quarentena vai acontecer. Buscar evidências e questioná-las, como por exemplo, “a quarentena nunca vai acabar e ficarei distante de todas as pessoas que gosto porque estou afastado(a) agora”. A “evidência” do exemplo contém uma lógica peculiar que define seu futuro a partir de um momento no tempo que talvez não pvenha, por si só, a definir todo seu futuro.

Outro meio de lidar com ideias negativas nesta quarentena pode ser usar uma lista com suas previsões e pensamentos negativos e testá-las, colocá-las a prova. 

Pensar em que conselho daria para uma pessoa próxima que tivesse as mesmas preocupações também pode ajudar.

Essas são algumas ideias para lidar com pensamentos negativos durante a quarentena. 

Caso as coisas se compliquem procure ajuda de um(a) psicólogo(a) para lidar melhor com a situação atual.

 Marisa de Abreu

Psicóloga

CRP 06/29493

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Referência:

LEAHY, Robert L. Como lidar com as preocupações: sete passos para impedir que elas paralisem você. Artmed Editora, 2016.





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