Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Tratamentos para Surto Psicótico

Nos primeiros anos do século XX, houve uma teoria séria de que a extração dos dentes era capaz de curar a psicose. Henry Cotton, que era superintendente de um hospício em Nova Jersey e havia estudado com Kraepelin (eminente psiquiatra e pesquisador), afirmou que a psicose era causada por infecções bacterianas, e que bactérias prejudiciais podiam acumular-se em molares e caninos infeccionados. A partir daí, elas se espalhavam pelo corpo.

Embora, é claro, saibamos que as ideias de Cotton seriam ridicularizadas hoje em dia, algumas versões mais sofisticadas delas ainda florescem, como se a ideia da salvação estivesse ligada à da “extração”.

É frequente os sujeitos psicóticos descobrirem maneiras não apenas de se estabilizar depois de um surto e de tornar seu sofrimento mais suportável, mas também, talvez com frequência ainda maior, de evitar por completo outros surtos psicóticos.

Mas quando isso não acontece, e a despeito dessa possibilidade, pessoas próximas, senão a própria pessoa que experimentou o surto, pode procurar ajuda especializada.

O surto psicótico pode ter diversos gatilhos internos e externos, geralmente sentidos como eventos traumáticos.

Para lidar com o surto e suas manifestações pode ser necessário, inicialmente, o uso de alguma medicação, sob supervisão médica.

Psicoterapia também é essencial para a recuperação da pessoa que experimentou um surto psicótico. Psicanálise ou outra abordagem psicodinâmica são recomendadas, além, é claro, da cognitivo-comportamental, que foca alterações pontuais na construção de um novo repertório de comportamentos e crenças pessoais.

Oficinas lúdicas e que proporcionem a vivência de papéis em grupo são boas alternativas também- geralmente inseridas numa estratégia da abordagem psicodramática.

Para a indicação do melhor tratamento é essencial realizar uma avaliação com psicólogo(a) para obter um diagnóstico individualizado.

Marisa de Abreu

Referência:

LEADER, Darian. What is madness?. Penguin UK, 2011.

psi2

Escolha Aqui seu Psicólogo - Quanto Custa a Psicoterapia? - Informações Gerais