Skip to main content

Blog


Entenda como a Psicoterapia pode ajudar no tratamento da Timidez

A timidez é um atributo de pessoas que costumam construir juízos incorretos sobre si mesmas, e até mesmo sobre outras pessoas.¹

A timidez é um atributo de pessoas que costumam construir juízos incorretos sobre si mesmas, e até mesmo sobre outras pessoas.¹

A baixa autoestima também é um fator que pode acompanhar o(a) tímido(a). A pessoa pode acreditar ser avaliada negativamente por outros ainda que isso não seja verdade, ou ainda, deixar que mesmo avaliações negativas- de fato- paralisem suas ações no mundo. 

A timidez pode atrapalhar principalmente a comunicação entre pessoas.

Diante disso nada melhor do que se fazer uma reavaliação de suas percepções e julgamentos, sobre si e sobre os outros, não é mesmo?

Além de auxiliar em problemas e dificuldades pontuais a psicoterapia é uma grande aliada para o autoconhecimento. 

Desse modo, um(a) psicólogo (a) pode ajudar na promoção da sua autoconfiança e desenvolvimento pessoal, ajudando a superar a timidez.

A raiz ou raízes das suas dificuldades pessoais- entre elas a timidez- podem ser encontradas no autoconhecimento se houver, também, disposição da pessoa para reconhecer suas qualidades e defeitos.²

Como tais descobertas podem ser difíceis, é natural procurar ajuda no processo psicoterapêutico.

Uma questão que se liga a muitas das abordagens psicoterápicas é a do projeto de vida, ou “projeto de ser”. Saber aonde se quer chegar e que tipo de vida se quer levar conduz as pessoas a um melhor conhecimento sobre si.²

Saber pelo que se está lutando dá sentido a caminhada e força para enfrentar as dificuldades. Isso pode integrar a pessoa a si e ao mundo levando-a a uma maior satisfação pessoal.

Entre as teorias e técnicas utilizadas por psicólogos para superação da timidez se destaca a terapia cognitivo-comportamental (TCC).¹

A TCC se fundamenta nos princípios de que as cognições (pensamentos e percepções) agem sobre as emoções e o comportamento, assim como, o comportamento pode agir sobre os pensamentos e emoções. 

Para superar a timidez a TCC focará crenças e valores envolvidas nas experiências e expectativas da pessoa atendida que podem estar envolvidas em distorções sobre a realidade que interferem nas ações e pensamentos do(a) tímido(a).

As técnicas da TCC são direcionadas a resolução de problemas e permitem a pessoa desenvolver suas atividades sociais e de desempenho que limitavam suas vidas.

 Lembre-se de buscar auxílio profissional se os obstáculos cotidianos se tornarem muito difíceis, você não precisa caminhar só.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Marisa de Abreu

Psicóloga

CRP 06/29493

1 MARTONI, Hanna Lemos Tourinho; OLIVEIRA, Flávia R. Fobia Social: Muito Além da Timidez. Psicologado, 2015.

2 MAGALHÃES, Ana Lucia. VENCER A TIMIDEZ NO AMBIENTE DE TRABALHO. Revista H-TEC Humanidades e Tecnologia, v. 2, n. 1, p. 44-63, 2018.

 

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.