Skip to main content

Blog


Tratamentos para burnout

A despersonalização e a desmotivação são alguns dos sintomas da síndrome de burnout e se relacionam ao ambiente de trabalho e as relações com as outras pessoas estabelecida por quem sofre.

A despersonalização e a desmotivação são alguns dos sintomas da síndrome de burnout e se relacionam ao ambiente de trabalho e as relações com as outras pessoas estabelecida por quem sofre.

Um desequilíbrio entre a percepção da capacidade que a pessoa tem de lidar com as demandas do seu trabalho e o volume e força dessas demandas é o que pode romper o bem-estar no trabalho e causar os sintomas do burnout.

O estresse promovedor da síndrome de burnout pode vir de elementos físicos, cognitivos ou emocionais, e a percepção do desgaste pode ser definida como uma sensação de que a pessoa está sendo exigida além dos seus limites de resistência.

Uma revisão de publicações especializadas de 2017 localizou dois tipos de estratégicas de enfrentamento geralmente adotadas: as estratégias focadas no problema e as focadas na emoção. Ambas partem de um princípio cognitivo-comportamental, direcionando o individuo para uma melhor entendimento sobre a situação concreta que enfrenta, e, consequentemente, para uma melhor resposta ao seu problema.

Essas estratégias de enfrentamento para minimizar o sofrimento e o estresse no ambiente de trabalho são também chamadas de coping.

O coping no enfrentamento da síndrome de burnout lida com recursos internos e externos, os quais incluem saúde, crença, habilidades sociais e recursos materiais.

A estratégia de enfrentamento é a intervenção mais utilizada por diversos profissionais que atuam com trabalhadores com estresse.

Outras técnicas e tratamentos também utilizados são: grupos operativos e gestão de pessoas, exercícios físicos, acupuntura, intervenções psicoeducativas, intervenções cognitivo-comportamentais, psicoterapia breve, psicodinâmica do trabalho, e técnica de valores organizacionais.

É importante buscar ajuda quando a vontade de ficar na cama se torna uma constante no dia a dia em contraste a um trabalho que parece somente sugar suas energias.

Um(a) psicólogo(a) pode ajudar você a se reencontrar e seguir rumo a um caminho de maior bem-estar, longe do burnout!

Marisa de Abreu

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Referência

ZOMER, Francieli Bellettini; GOMES, Karin Martins. Síndrome de burnout e estratégias de enfrentamento em profissionais de saúde: uma revisão não sistemática. Revista de Iniciação Científica, v. 15, n. 1, p. 55-68, 2017.

 

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.