Skip to main content

Blog


Filmes sobre Consumo Compulsivo que você precisa assistir!

 

  • Os Delírios de Consumo de Becky Bloom  (Confessions of a Shopaholic). Filme de 2009.

 

Lutando contra sua obsessão debilitante pelas compras e com o súbito colapso de sua fonte de renda, Rebecca Bloomwood involuntariamente consegue um emprego escrevendo para uma revista financeira depois de uma confusão de correspondências.

Escrevendo ironicamente sobre a própria cautela do consumidor, que ela mesma não cumpre, as comparações inovadoras de Rebecca e as metáforas não convencionais da economia garantem sua aclamação da crítica, sucesso de público e a admiração de seu chefe.

Mas à medida que se aproxima de seu objetivo final de escrever para a renomada revista de moda “Alette”, ela questiona suas verdadeiras ambições e precisa determinar se a superação de sua condição de viciada em compras lhe trará verdadeira felicidade.

Baseado na série de livros de Sophie Kinsella, o longa é um retrato fidedigno da quantidade de problemas que uma pessoa viciada em compras pode adquirir.

Tony Montana é um personagem que adora presentear seus amigos. Quando o ex-refugiado Tony (Al Pacino) se torna um grande traficante de drogas, ele gasta o necessário para adquirir um Porsche 928 para um interesse romântico (Michelle Pfeiffer), sem pestanejar.

Ele investe muito em si também: depois de assumir um império do crime, Tony compra uma enorme mansão e muita droga ilegal.

O filme aborda, entre outros pontos, os preços a se pagar para se chegar ao topo e o que se faz com esse poder quando nada parece preencher um espaço sempre vazio na vida do protagonista.

 

  • Maria Antonieta (MARIE ANTOINETTE). Filme de 2006.

 

A personagem de Kirsten Dunst nos lembra que a rainha gastadora e amante de bolos já foi uma princesa adolescente espirituosa. Dada a natureza rígida, sexualmente frustrante, e entediante de sua vida em Versalhes ela busca alívio na aquisição de roupas e sapatos.

  • As patricinhas de Beverly Hills (CLUELESS). Filme de 1995.

 

Cher (Alicia Silverstone) e Dionne (Stacey Dash) ambas ricas garotas de Beverly Hills, nomeadas em homenagem a cantores famosos. Para elas uma visita ao shopping se torna mais do que uma desculpa para Cher acrescentar itens ao seu guarda-roupa coordenado por cores (e ao banco de dados do computador que a ajuda a escolher suas roupas); é como uma terapia ou ir para casa. Mas os efeitos “terapêuticos” das compras exibem seus efeitos indesejados.

 

  • Série “Compulsão” da GNT

 

É sobre a compulsão e suas diversas manifestações que a série documental do canal GNT gira em torno, desde alguém que ingere substâncias tóxicas a alguém que não consegue parar de praticar exercícios físicos.

Compulsão, que tem direção do premiado João Jardim, 51 anos, reúne 19 histórias de dependências ao álcool, anorexia, jogos eletrônicos, crack, cocaína, jogos de azar, comida, compras, sexo e afeto em 10 episódios.

Marisa de Abreu

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

 




Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.