Skip to main content

Blog


Tratamentos psicológicos para transtorno de personalidade

 

O campo de pesquisa em transtorno de personalidade tem evidenciado que tanto os tratamentos psicoterapêuticos quanto os farmacológicos são benéficos no tratamento destes transtornos psicológicos.

O campo de pesquisa em transtorno de personalidade tem evidenciado que tanto os tratamentos psicoterapêuticos quanto os farmacológicos são benéficos no tratamento destes transtornos psicológicos.

A psicoterapia é considerada o tratamento de primeira linha. Não há medicamentos específicos recomendados para o tratamento dos transtornos de personalidades, assim, são indicadas medicações para controle de sintomas nucleares e tratamento de comorbidades frequentemente presentes.  Ambos os tratamentos devem ser considerados de longo prazo.

Entre os transtornos de personalidade, o tipo borderline apresenta a maior demanda por tratamento e as evidências mais consistentes de intervenções terapêuticas eficazes vamos focar este transtorno especificamente para falar de tratamento de transtorno de personalidade.

O tratamento do transtorno de personalidade borderline inclui o manejo de crises, com controle de reações emocionais intensas, avaliação do risco de auto ou heteroagressividade e comportamento suicida.  

Além disso, durante o acompanhamento terapêutico, os(as) pacientes devem ser ajudados(as) a desenvolver habilidades de enfrentamento de estresse, através da identificação de recursos próprios eficazes para lidar com estresse em outras situações, busca de apoio, expressões emocionais diretas e menos destrutivas.

A forma ideal de tratamento é especializada e multiprofissional, incluindo psiquiatra, psicoterapeuta e terapeuta de grupo, além de inserir a família como rede de apoio integrada.

A psicoterapia é a base do tratamento, cuja eficácia fundamenta-se em uma boa aliança terapêutica, com participação ativa de terapeuta e paciente de forma colaborativa.

Uma abordagem psicoterapêutica mais estruturada e direta sugere apresentar melhores resultados de modo geral, incluindo o desenvolvimento de habilidades de autorreflexão, mentalização, regulação emocional e enfrentamento de estresse.

Marisa de Abreu Alves

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Referência

MAZER, Angela K.; MACEDO, Brisa Burgos D.; JURUENA, Mário Francisco. Transtornos da personalidade. Medicina (Ribeirao Preto. Online), v. 50, n. supl1., p. 85-97, 2017.

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.