Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Psicoterapia para tratar agorafobia

Antes de indicar uma psicoterapia para determinado caso é preciso considerar que os diversos tipos de tratamentos psicoterápicos tem um nível de complexidade técnica, de objetivos e prazo distintos.

Por exemplo, um paciente que seja diagnosticado(a) com agorafobia pode ser submetido a uma terapia cognitivo-comportamental com- hipotética- duração de 10 sessões, com foco em diminuir a ansiedade antecipatória (que envolve a sua fobia e a antecipação das situações que geram ansiedade e medo). Enquanto que o(a) mesmo(a) paciente teria que frequentar -hipoteticamente- 100 sessões numa psicoterapia psicanalítica para alcançar os resultados para o tratamento de um transtorno de personalidade do tipo evitativo que pode coexistir com a agorafobia¹.

Ambas abordagens poderiam ter sucesso em diminuir a ansiedade antecipatória, mas poderiam encontrar resultados diferentes com relação ao tratamento do transtorno da personalidade¹. 

Assim, fica claro o papel de um(a) profissional qualificado(a) para o diagnóstico e prescrição do correto tratamento para determinado caso em particular.

De qualquer maneira, a abordagem cognitivo-comportamental oferece um protocolo de trabalho específico que pode ser ministrado em associação com a terapia farmacológica, para pacientes que apresentam agorafobia².

Além da indicação para agorafobia a terapia cognitivo-comportamental tem tido ótimos resultados no tratamento do transtorno do pânico (anteriormente o transtorno do pânico e agorafobia faziam parte do mesmo quadro diagnóstico definido pelo Manual Diagnostico da Associação Psiquiatra Americana, o DSM), pode ser indicada para os(as) pacientes que não se adaptam  ao tratamento farmacológico e podem investir tempo e os esforços requeridos para sessões semanais e práticas entre as sessões². 

Independente da abordagem utilizada um fato é que a aliança, o vínculo, entre terapeuta e pessoa atendida pode ser essencial no sucesso de qualquer terapêutica¹.

Marisa de Abreu Alves

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP