Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

5 livros sugeridos sobre obesidade e alimentação

Coloca-se que o debate sobre alimentação, em determinadas situações, pode ser mais moralizante do que questões ligadas à religião e à sexualidade. Na segunda parte da obra, o ponto de partida é o processo de medicalização e as controvérsias ligadas ao olhar crítico sobre a obesidade. Apesar das informações se concentrarem na realidade francesa e estadunidense o livro nos faz refletir sobre a forma e o conteúdo da obesidade na sociedade contemporânea.

Sociologia da obesidade, de Jean-Pierre Poulain.

O livro pretende focalizar as dimensões sociais da obesidade. O autor destaca que a obesidade é um fenômeno complexo; trata-se de um problema ao mesmo tempo de saúde pública e de estigmatização. Coloca-se que o debate sobre alimentação, em determinadas situações, pode ser mais moralizante do que questões ligadas à religião e à sexualidade. Na segunda parte da obra, o ponto de partida é o processo de medicalização e as controvérsias ligadas ao olhar crítico sobre a obesidade. Apesar das informações se concentrarem na realidade francesa e estadunidense o livro nos faz refletir sobre a forma e o conteúdo da obesidade na sociedade contemporânea.5 livros sugeridos sobre obesidade e alimentao

O Segundo Cérebro, de Miguel Ángel Almodóvar.

A partir de casos clínicos e diversos exemplos práticos, o autor revela que no aparelho digestivo (esôfago, estômago, intestino delgado e cólon) existe um sistema nervoso autônomo, um “segundo cérebro” formado por milhões de neurônios que estão em constante comunicação com o cérebro. A sua importância é extraordinária , sobretudo devido à influência direta que as bactérias intestinais têm na química do cérebro e, por conseguinte, no nosso comportamento e saúde. Desequilíbrios no aparelho digestivo podem causar mais do que obesidade e este livro discute tais possibilidades.

Garotas de Vidro - a verdade nem sempre é o que enxergamos, de Laurie Halse Anderson.

Este romance narra a vida da personagem Lia e suas perspectivas enquanto lida com sua imagem pessoal e sua relação com o mundo. A anorexia e sua relação com sua autoimagem são apresentadas a partir de um ponto de vista cativante. Apresenta o cotidiano estruturado a partir de uma necessidade de controle e as emoções e comportamentos despertados desse dever insaciável.

Anorexia – Diário de uma Adolescente, de Dominique Brand.

O livro traz trechos do diário de Dominique, garota que após o impacto da morte da avó acaba desenvolvendo sintomas de anorexia. A protagonista consegue escapar das garras do transtorno graças a ajuda da mãe, de amigos próximos, tratamento adequado e, claro, esforço pessoal.

Anorexia & Bulimia Nervosa - Uma Visão Multidisciplinar, de Henriette Abramides Bucaretchi.

Livro interessante não só pelo panorama técnico-científico, e pelos dados históricos sobre os transtornos alimentares, mas também por contar os bastidores do desenvolvimento do primeiro serviço de atendimento a pacientes com transtornos alimentares no Brasil localizado no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Marisa de Abreu Alves

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP