Bipolaridade - Sintomas e Causas

O Transtorno Bipolar (TB) é caracterizado por graves alterações de humor, que envolvem períodos de humor elevado e de depressão intercalados por períodos de remissão.

Uma parcela importante de pessoas atualmente tratadas para depressão podem ter, na verdade, transtorno bipolar. E um tratamento equivocado pode levar ao agravamento do transtorno a longo prazo.

O transtorno se diferencia em dois tipos principais: o Tipo I, em que ocorrem episódios de mania, e o Tipo II, em que a elevação do humor é mais branda e breve, caracterizando episódios de hipomania.

O conceito de espectro bipolar amplia a classificação do TB, incluindo padrões clínicos e genéticos. O TB é uma doença comum, que atinge cerca de 30 milhões de pessoas no mundo. As causas do TB incluem uma interação de fatores genéticos e ambientais, tornando-o um transtorno complexo e multideterminado¹.

O diagnóstico envolve a identificação de sintomas de mania ou hipomania e da avaliação do curso longitudinal da doença (durante a história de vida da pessoa). A depressão é geralmente o quadro mais comum e persistente entre os pacientes bipolares.

Embora não existam sintomas específicos que distinguem a depressão unipolar da depressão bipolar, foram encontradas características clínicas típicas de cada manifestação (por exemplo, perfil dos sintomas, história familiar, e curso da doença).

O diagnóstico precoce e o tratamento dos episódios agudos de humor podem melhorar significativamente o prognóstico.

Marisa de Abreu Alves

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

1 BOSAIPO, Nayanne Beckmann; BORGES, Vinícius Ferreira; JURUENA, Mario Francisco. Transtorno bipolar: uma revisão dos aspectos conceituais e clínicos. Medicina (Ribeirão Preto, Online.), v. 50, n. Supl 1, p. 72-84, 2017.

Referências: