Skip to main content

Blog


Ataques de Pânico

Um ataque de pânico é súbito, pode acontecer de repente, em qualquer lugar e em qualquer situação. Ele pode ou não ter relação com o ambiente em que a pessoa está.

 

 

Também conhecido como crise de pânico ou crise de ansiedade, é de fato, sentido como um ataque a sua integridade pessoal, com consequências físicas e mentais imediatas.

Essas consequências, que também podemos chamar de sintomas, variam de pessoa para pessoa, geralmente se apresentam quatro ou mais sintomas num ataque de pânico.

Alguns sintomas: taquicardia (aumento da frequência cardíaca), tremores, calafrios, visão embaçada, sensação de desespero, ondas de calor, dificuldade de respirar, náuseas e tontura.

Quando as crises de ansiedade são frequentes um(a) profissional especializado(a) poderá investigar se a pessoa sofre do transtorno de pânico. Neste tipo de transtorno as crises são seguidas de preocupação persistente com a possibilidade de ter novos ataques e com as consequências desses ataques.

Um estudo recente¹ demonstra que dois fatores: intolerância a incerteza e sensibilidade a ansiedade- as sensações corporais relacionadas a ela, e suas possíveis interpretações catastróficas- são independentes mas relacionados às vulnerabilidades presentes em pessoas com o transtorno do pânico.

Por conta dos diferentes sintomas físicos e psíquicos é muitas vezes difícil de se conseguir o diagnóstico correto. O que propicia mais desgaste pessoal, inclusive na esfera econômica da vida de quem sofre.

Assim, procure um(a) especialista se estiver sofrendo com o que acredita ser crises de ansiedade, crises de pânico.

Marisa de Abreu Alves

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

1 CARLETON, R. Nicholas et al. “But it might be a heart attack”: Intolerance of uncertainty and panic disorder symptoms. Journal of anxiety disorders, v. 28, n. 5, p. 463-470, 2014.

Referência:

YANO, Y., MEYER, S. B., & TUNG, T. C. Modelos de tratamento para o transtorno do pânico. Estud Psicol, 20(3), 125-34, (2003).

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.