Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Maneiras possíveis de enfrentar a Insônia

A insônia pode causar problemas durante o dia como cansaço, dificuldade de concentração e irritabilidade.

A rotina agitada pode nos manter num estado de prontidão contínua. Devemos lembrar que o sono garante equilíbrio físico e emocional. Novos hábitos como levar o celular para a cama, podem atrapalhar nosso sono. Na busca por aperfeiçoamento e produtividade podemos esquecer de algumas necessidades, mesmo fisiológicas, como o repouso.

É durante o sono que nosso corpo recupera força e processos essenciais ocorrem. Tomemos como exemplo a liberação do hormônio do crescimento (GH), estimulada durante o sono profundo. Embora o ganho de altura seja o melhor efeito conhecido do GH, o hormônio também assiste muitas outras funções metabólicas. O GH aumenta a retenção de cálcio e aumenta a mineralização dos ossos; aumenta a massa muscular; induz a síntese de proteínas e o crescimento de vários órgãos do corpo. Além disso, ele também estimula o sistema imunológico.

Um estudo de 2014 demonstrou que indivíduos com insônia relataram sintomas mais graves de ansiedade e depressão do que indivíduos sem insônia².O consumo de bebidas alcoólicas, refeições pesadas e substâncias estimulantes (como café, chocolate, e tabaco) próximo a hora de irmos para a cama dificultam o processo de relaxamento necessário para que consigamos dormir. Exercícios físicos devem ser realizados pelo menos 5 a 6 horas antes da hora de deitar.

Maneiras Possíveis de enfrentar a insônia

Algumas dicas para enfrentar a insônia:

Manter um horaŕio regular para dormir e acordar- tentando manter o ritmo inclusive aos finais de semana-, e evitar sonecas durante o dia podem ajudar a se ter um sono de melhor qualidade.

É igualmente útil adotar hábitos que facilitem o sono, como ler um livro, ouvir uma música relaxante ou tomar um banho quente.

E é importante lembrar que o quarto de dormir deve ter um ambiente confortável com relação a temperatura, iluminação e silêncio.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

 

 

Marisa de Abreu Alves

Psicóloga

CRP 06/29493

Fontes

1 GUYTON, Arthur C; HALL, John E. Tratado de fisiologia médica. 11 a edição, Rio de Janeiro. Elsevier, 2006.

2 Mason EC, Harvey AG. Insomnia before and after treatment for anxiety and depression. Article in Journal of Affective Disorders 168:415–421 · October 2014.

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP