Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Desejo de vingança

 Entrevista cedida para a Revista Coops

Psicologo para tratar desejo vingança

Desejo de vingança

1- O desejo de vingança é um sentimento natural do ser humano ou um traço de personalidade de certas pessoas?

Psicologa: O ato de se vingar é uma resposta impulsionada por sentimentos como raiva, ódio, rancor e injustiça.

Todos os seres humanos ao se desenvolverem podem ter passado por uma situação na qual experimentaram alguns deste sentimentos, desde pequenos quando algo nos é recusado ou maiores quando nos sentimos injustiçados ou maltratado.

O ato de se vingar, e como se vingar, é particular e especifico de cada pessoa. Está bastante relacionado com a capacidade de perdoar.

2- Pessoas rancorosas têm um desejo maior de vingança? Quem sofre mais com esse sentimento: a pessoa alvo da vingança ou o vingativo?

Psicologa: As pessoas rancorosas podem tender a imaginar com mais freqüência se vingando de quem o fez sofrer, mas não necessariamente elas executam o que imaginam.

É possível que pessoas com desejo de vingança canalizar todos estes sentimentos negativos para si mesmo. Ou seja, toda a energia que a pessoa tem para se vingar se volta para si mesma, trazendo conseqüências como problemas psicossomáticos, transtornos de alimentação, depressão entre outros.

O rancor e o ressentimento são sentimentos destrutivos e quando não são elaborados da forma certa podem causar prejuízos emocionais.

3- O que passa na mente de uma pessoa que vive querendo dar o troco. O que está por trás do desejo de vingança?

Psicologa: Uma pessoa que pensa de maneira excessiva em vingança pode considerar ser este o único modo de lidar com a situação seria fazer esta pessoa passar igualmente pela mesma situação, para assim sentir que de alguma maneira equilibrou o dano. Muitas pessoas parecem confundir o conceito de vingança com o conceito de justiça.

Enquanto a justiça busca a reconciliação, o acordo e segue princípios éticos, a vingança tem como objetivo prejudicar o outro para retaliar o mal que já foi feito.

4 – A vingança chega ao extremo de ser patológica?

Psicologa: O desejo de se vingar pode começar a surgir bem cedo. Já desde crianças somos expostos a experiências que nos fazem querer ter desejo de vingança. As crianças e pré – adolescentes lidam com este sentimento freqüentemente, quando querem chamar atenção da mãe, da professora etc.

A vingança chega a ser patológica quando põe em risco a vida do agente e do receptor da vingança . Quando por exemplo uma mulher descobre que é traída e para se vingar acaba agredindo o marido (ameaçando com uma faca por exemplo).

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP