Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Aborrecimentos

 

Uma vez ouvi este comentário: Fiz vários comentários sinceros e gentis em fotos de um amigo ele sequer me disse um obrigado.

Aborrecimento

Situações que nos desagradam podem ocorrer todos os dias nas mais diversas situações, às vezes não esperamos sair aborrecidos de lugares comuns como a fila do supermercado por exemplo mas alguém fura a fila nos deixando contrariados.

Muitos gostariam de não se aborrecer nunca. Será possível? Seria desejável?

Às vezes gosto de me entregar a um exercício mental onde a vida de uma determinada pessoa transcorre absolutamente sem aborrecimentos. Imagino a possibilidade de identificar momentos felizes quando apenas existem momentos felizes. Uma vez um professor, peço perdão pois depois de 25 anos não lembro mais seu nome, disse que apenas o peixe não encontra água, pois está envolto todo o tempo em água que talvez nem procure por água e não se sinta recompensado ao se utilizar da água. Fico pensando se a falta de aborrecimentos não causaria o mesmo efeito, será que desfrutaríamos os bons momentos se não tivéssemos desafios a superar?

Para viver bem neste mundo imperfeito, considero útil em primeiro lugar ACEITAR que vivemos num mundo imperfeito. Quanto mais focarmos na imperfeição do outro mais essa imperfeição pode "crescer" diante de nossos olhos. Em geral podemos mudar muita coisa em nós mesmos, mais do que imaginamos, mas talvez possamos mudar pouquíssima coisa nos outros, menos do que gostaríamos. De toda forma, lhe convido a flexibilizar seus pensamentos. Por exemplo, em relação ao amigo, o fato dele não ter agradecido aos seus comentários positivos, pode ser devido a outros fatores, não necessariamente devido à indelicadeza. Por exemplo, ele pode ter deixado a mente dele "viajar" para outros assuntos e nem percebeu que não agradeceu? Pode ser que ele seja uma pessoa tímida? Pode ser que ele, mesmo se sentindo grato, e muito carinho por você e suas palavras, não teve em sua educação uma orientação de como se portar, e por isso ele não lhe agradeceu?

Quem sabe nossos aborrecimentos de nosso dia a dia não sejam oportunidades para crescermos?

Claro que quando aborrecimentos estiverem a tal ponto que considere importante uma ajuda profissional um psicólogo poderá lhe atender. 

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP